Informativo


Aprenda a realizar um check-list completo e sem esquecer nada em terra firme

Defina o destino
Não invente muito. Passeios são para divertir, não para aborrecer as pessoas com longas travessias ou maratonas náuticas. Faça um plano de navegação, priorizando os trechos curtos. E não se esqueça das cartas náuticas.

Cheque a previsão do tempo
Depois que estiver no meio do passeio e pegar um temporal, não adiantará lamentar. Cheque muito bem a previsão antes de zarpar, especialmente agora, no verão, quando as tempestades são mais frequentes.

Leve protetor solar
Jamais esqueça dele! Barcos se movimentam e isso gera vento, que mascara o calor. Mas o sol continua a queimar. Barco sem protetor solar, nem pensar!

Abasteça com um terço a mais de combustível
A regra básica da segurança determina que você use um terço de combustível para ir, outro para voltar e a mesma quantidade a mais, como margem para eventualidades.

Previna-se contra os enjoos
Incentive todos a bordo com alguma propensão a enjoos a tomar medicamento preventivo. Mas bem antes de partir (no mínimo uma hora antes), para dar tempo de fazer efeito. Depois que a pessoa enjoou, não adiantará mais tomar remédio algum.

Veja se o barco está realmente ok
Cheque principalmente o motor, os sistemas de propulsão e – muito importante! – o nível de carga da bateria. Além dos equipamentos de segurança, como extintor e colete salva-vidas.

Não esqueça a documentação
Título de inscrição, seguro obrigatório e habilitação náutica do condutor precisam estar o tempo todo no barco. Senão, o passeio pode acabar em multa ou – pior – confisco do barco.

Comunique sua saída
Ao partir da marina, avise para onde está indo e informe a hora prevista de retorno. Isso é muito importante!

Distribua bem o peso a bordo
Obviamente, todo mundo prefere ficar nas melhores partes dos barcos. Mas não deixe o peso se concentrar no mesmo local, porque isso pode afetar a estabilidade. Quanto menor o barco, mais importante é distribuir homogeneamente o peso a bordo.

Leve sempre o dobro de água e alimentos
Nunca parta com a quantidade exata de comida e água potável a bordo. O ideal é levar aproximadamente o dobro do necessário, para qualquer eventualidade que atrase a volta. Leve, também, um gps de reserva, porque o primeiro pode pifar ou ficar sem bateria.

Leve toalhas, máscaras de mergulho e alguns brinquedos náuticos
Raramente um passeio termina sem ninguém dar um mergulhinho – daí a necessidade das toalhas, para a volta a bordo. Já a máscara de mergulho tem dupla finalidade: diverte e pode ser útil para desenroscar um cabo preso no hélice, por exemplo.

E quando retornar...

Desligue a chave geral
Para evitar riscos e consumo de energia, sem precisar colocar em “off” os equipamentos.

Feche todas as válvulas
Tanto de combustível quanto de gás. Qualquer vazamento pode causar risco de incêndio.

Lave o costado e o convés
Mas use água limpa. Mesmo se só tiver navegado em água doce.

 

Fonte: Revista Náutica



© 2011 Luna Boats | Av. Santa Beatriz, 1500 | Uberaba | Fone: (34) 3338-8200 - Fax: (34) 3338-9500
Desenvolvido por: URA Online