Informativo


Dicas importantes para o uso de Jet Skis

 

Jet-skis são divertidos e atraem quem gosta de diversão e velocidade. Por ter um mecanismo de direção bem simples muita gente acredita que pode sair por aí fazendo manobras. Esse tipo de atitude é responsável por muitos acidentes. O jet-ski é um tipo de embarcação e, sendo assim, ele e seu condutor estão sujeitos a legislações específicas. Em acidentes envolvendo essas motos aquáticas, a causa de morte mais comum é o trauma do impacto.
 
A história do jet-ski é curiosa. O primeiro modelo foi criado no Japão quando um dos diretores de uma famosa montadora de motocicletas pediu ao departamento de desenvolvimento de produtos um "brinquedinho" a motor para ser dado de presente aos principais investidores da empresa. As motos-aquáticas fizeram tanto sucesso que passaram a ser produzidas por outras marcas.
 
Com o tempo, passaram a ser organizadas corridas e competições. No Brasil, o jet-ski é representado desde 1992 pela Associação Brasileira de Jet Ski (BJSA) que normaliza, regulamenta e defende a imagem do esporte. “Navegar sempre a mais de 200 metros depois da arrebentação é uma atitude básica para evitar acidentes”, diz David Haddad, presidente da BJSA. “Mas, infelizmente, o que mais vejo no litoral de todo o Brasil são jet-skis entre os banhistas”, lamenta.
 
Segundo Haddad, uma grande irresponsabilidade é o aluguel de jet-ski nas praias. “Adolescentes e até crianças pilotam sem nenhuma experiência. A polícia naval e as capitanias precisam prender quem não cumpre o regulamento”, afirma. “Em defesa do esporte, o que mais torço é para que a lei seja aplicada”.
 
Dentre as várias exigências para quem quer dirigir um jet-ski é ser maior de idade e habilitado na Marinha com, no mínimo, carteira de arrais amador. O proprietário deve inscrevê-lo na capitania e mantê-lo em bom estado de conservação e, ao sair, sempre usar colete salva-vidas, chave de segurança (corta-corrente) presa ao pulso e jamais pilotar alcoolizado. É preciso também estar ciente das regras do Regulamento Internacional Para Evitar Albaroamento no Mar (Ripeam).
 
Algumas informações que devem constar de qualquer cartilha com as principais características e riscos da atividade: entre as proibições estão o uso para reboque, exceto para socorro de vida humana; utilização à noite (o jet-ski não possui luzes); navegação em áreas de segurança e locais interditados e em velocidade superior à permitida para uma determinada área.
 
Outras dicas muito importantes: não trafegue em alta velocidade nas proximidades de embarcações fundeadas ou atracadas; em canais, a velocidade máxima é de cinco nós; quando se dirigir ou se afastar da praia, navegue na perpendicular e na menor velocidade possível; mantenha alguém informado sobre sua intenção de destino.


© 2011 Luna Boats | Av. Santa Beatriz, 1500 | Uberaba | Fone: (34) 3338-8200 - Fax: (34) 3338-9500
Desenvolvido por: URA Online